9 dicas para quem trabalha de home office

E derrepente deixamos de desejar que chegue o final de semana ou feriado para ficar em casa, pois já não saímos mais, e nosso lar virou lugar de descanso, trabalho e até de lazer. Essa mudança tem causado diversos problemas como baixa produtividade, problemas de relacionamento familiar e de saúde.

Com o intuito de passarmos juntos por esse desafio, vamos te contar algumas dicas bem simples para tornar o home office saudável e produtivo.

1 – Defina um local de trabalho: Vença a tentação de trabalhar na cama ou no sofá e defina onde será o seu escritório em casa. Escolha um local com menor circulação, monte sua estação de trabalho com todas as ferramentas necessárias para o desempenho de suas tarefas (papel, caneta, grampeador, impressora, computador, internet, telefone). Leve em consideração a iluminação e ergonomia, a luz natural nos mantém em alerta e o conforto ergonômico evitará dores ao final do dia. Sua estação de trabalho deve ter cadeira confortável, onde sua lombar fique devidamente apoiada, seus joelhos flexionados a 90º e seus pés apoiados no chão, o monitor na altura dos olhos e entre 50 a 70cm de distância, atenção a posição dos punhos que devem ficar apoiados e nunca dobrados. A decoração de sua estação de trabalho também influência no seu bem estar e criatividade, personalize e deixe com o seu jeito.

2 – Estabeleça seu horário de trabalho: ao definir seu horário de trabalho, comunique a família que apesar de estar em casa não estará disponível naquele período, assim evita conflitos e interferências. Respeite horário de início de trabalho, almoço, café e término de expediente, assim evita distrações ou trabalhar excessivamente.

3 – Mantenha sua rotina pessoal: Acorde sempre no mesmo horário, arrume sua cama, tome banho, tome seu café da manhã, troque de roupa como se fosse sair, organize as refeições e tarefas domésticas fora do horário de trabalho como se não estivesse em casa durante o horário comercial. Ajuda muito manter sua rotina como se fosse sair para trabalhar, assim seu cérebro consegue entender que você não vai voltar para a cama ou que está num momento de descanso.

4 – Tenha uma lista de tarefas: se possível já organize as tarefas da semana antes de seu início(na sexta-feira da semana anterior ou no domingo), estabeleça prioridades e distribua no decorrer da semana tudo o que precisa realizar, dessa forma não corre o risco de esquecer nada e deixa um histórico de tudo o que tem produzido para comunicação com seu gestor e grupo de trabalho, sem falar na satisfação ao final do dia de ver que concluiu tudo que planejou.

5 – Mantenha o foco: Um dos maiores desafios de trabalhar em casa são os ruídos do ambiente, filhos chamando, cachorro latindo, interfone tocando, enfim,  se os ruídos te atrapalharem, utilize protetores auriculares, fones de ouvidos com aquela  play list favorita de músicas para manter o foco e concentração, música clássica, e a quem se concentre até com música eletrônica, o importante é focar no trabalho.

6- Cuide do seu corpo: Hidrate-se, não esqueça de beber no mínimo 2 litros de água diariamente, mantenha uma alimentação balanceada para manter a imunidade em alta, tenha uma rotina de atividades físicas, quer seja por aplicativos de exercícios ou caminhadas ao ar livre, não esqueça de ter um horário do dia para tomar sol, esses pequenos hábitos farão a diferença em sua saúde e produtividade. Segue dicas de alongamento e ginástica laboral para te ajudar a começar:

Imagem retirada do site: https://br.pinterest.com/pin/408842472397001479/
Imagem retirada do site: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/agosto2011/materias/bem_estar.html

7 – Mantenha contato com pessoas: Não se desconecte das relações humanas, ligue para seus colegas de trabalho, amigos e parentes, faça ligações por vídeo, converse, isso diminui o impacto emocional do home office.

8 – O lazer é salutar: não só definir o horário de trabalho é importante como também os momentos de lazer e descanso, mesmo que hoje tudo aconteça no mesmo ambiente, realize atividades que lhe dão prazer, como, ler um livro, ver um filme ou série, jogar com filhos, brincar com seu pet, assistir uma live daquela banca que você gosta. E não negligencie o seu sonho, dormir aproximadamente 8h ainda é o indicado para manter a saúde em dia, distúrbios do sono devem ser reportados a um médico.

9 – Esteja atento as suas emoções: Com tantas mudanças é normal sentirmos medo, tristeza, ansiedade ou angústia, mas temos que estar atentos com que frequência nos sentimos assim. Caso perceba que essas emoções estão te impedindo de manter sua rotina, e atrapalhando suas relações, busque ajuda de um profissional em saúde mental.

E não se esqueça, nem todos os dias sairá tudo como planejado e está tudo bem, tente novamente no dia seguinte!

Escrito por Thais Menezes – RH GP